Conheça a história de Mario Molina, o químico que ajudou a salvar a camada de ozônio!

 


Mario Molina
Mario Molina


Mario Molina, Conheça o químico mexicano que ajudou a salvar a camada de ozônio e ganhou o Prêmio Nobel de Química

Mario Molina foi um químico mexicano que contribuiu significativamente para a pesquisa sobre a camada de ozônio na atmosfera terrestre. Ele nasceu em 1943 na Cidade do México e estudou química na Universidade Nacional Autônoma do México antes de ir para os Estados Unidos, onde obteve seu PhD em química pela Universidade da Califórnia em Berkeley.

Molina é conhecido por ter descoberto, juntamente com o cientista Sherwood Rowland, que os gases CFCs (clorofluorocarbonos) eram um grande contribuinte para o enfraquecimento da camada de ozônio. Eles foram laureados com o Prêmio Nobel de Química em 1995 por seu trabalho pioneiro na área.

A descoberta de Molina e Rowland levou à proibição internacional dos CFCs, que eram usados em produtos como aerossóis e sistemas de refrigeração. Sua pesquisa ajudou a salvar a camada de ozônio da destruição e a proteger a Terra dos raios ultravioleta prejudiciais do Sol.

Molina continuou seu trabalho em química atmosférica e meio ambiente, e foi reconhecido por seus esforços com inúmeros prêmios e honras ao longo de sua carreira. Ele faleceu em 2023 aos 79 anos de idade.



Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url